Projetos

divulgação_Quatro_a_Zero_1_-_crédito_Isa

Quatro a Zero

Ampliando as fronteiras do choro contemporâneo

O Quatro a Zero vem trilhando um caminho peculiar na música brasileira. Faz uma música instrumental que tem como principal referência o choro, aprofundando-se na linguagem e nas sutilezas desta rica tradição musical. Ao mesmo tempo, realiza um alargamento das fronteiras deste gênero: de uma perspectiva contemporânea, promove o encontro do choro com outras linguagens, produzindo uma música original que transcende rótulos.

_6004969.jpg

Viajante

Rafael dos Santos e Eduardo Lobo

Formado em 2011, o duo de piano e violão surgiu do interesse pela pesquisa e performance da música brasileira em suas diversas vertentes. O espetáculo Viajante apresenta um repertório de música brasileira que transita entre a textura precisa e elaborada da música de câmara e a criação espontânea da música improvisada, ambas utilizando ritmos populares urbanos.

Unindo dois instrumentos que, no Brasil, emergiram em diferentes contextos sociais, o piano das elites e o violão das classes
populares, o duo lida com obras que trazem à cena tensões ocultas de caráter estético social no cenário brasileiro. Ao apresentar obras de Radamés Gnattali, Guerra-Peixe e Rafael dos Santos, este programa leva aos ouvintes sonoridades presentes na música brasileira dos anos 1940-50, época em que a estética do nacionalismo modernista começou a ser revista quanto ao seu caráter exclusivamente folclórico.

_6006372.jpg

Canção do Amor Distante

Ana Salvagni e Eduardo Lobo

Canção do Amor Distante é um projeto acalentado ao longo de vários anos. Seu início está na interpretação da Canção I, uma linda parceria entre a poetisa Hilda Hilst e o músico Zeca Baleiro. Desde então, a busca por diversas expressividades que podem configurar o amor ausente conduziu à formação deste espetáculo, que se destaca pela variedade de atmosferas, timbres e cores. Da interpretação poética e livre da melodia até o balanço do samba e o ritmo quente da morna do Cabo Verde, o tema da saudade é elaborado musicalmente com a sugestão de lugares, melodias e ritmos diversos.

 

Subscribe Form

©2019 by Eduardo Lobo. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now